SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Health and environmental indicator systems in health institutionsBioethical analysis of drugs advertisement and publicity author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIEIRA, Fabiola Sulpino. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 213-220. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000100024.

Os medicamentos são considerados a principal ferramenta terapêutica para recuperação ou manutenção das condições de saúde da população. No entanto, o simbolismo de que eles são revestidos e, conseqüentemente, o uso dos mesmos pela sociedade, tem contribuído para o surgimento de muitos eventos adversos, com elevado impacto sobre a saúde e custos dos sistemas. Assim, a promoção do uso racional dos medicamentos é uma ferramenta importante de atuação junto à sociedade, para senão eliminar, minimizar o problema. Neste sentido, o farmacêutico pode contribuir sobremaneira, já que este é assunto pertinente a seu campo de atuação. Sua participação em equipes multidisplinares acrescenta valor aos serviços e contribui para a promoção da saúde. Este artigo trata destas questões e discute as possibilidades desta contribuição.

Keywords : Uso racional de medicamentos; Farmacêutico; Promoção da saúde; Atenção farmacêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese