SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Bioethical analysis of drugs advertisement and publicityThe qualitative process of research mediating the transformation of reality: a contribution to team work in health education author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NEVES, Ricardo F.; AMARAL, Fernanda D.  and  STEINER, Andrea Q.. Levantamento de registros dos acidentes com cnidários em algumas praias do litoral de Pernambuco (Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 231-237. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000100026.

Os cnidários estão entre os organismos mais peçonhentos que se conhecem. Caracterizam-se por possuir células urticantes denominadas cnidócitos, e diversas espécies, como as chamadas caravelas e águas-vivas, podem ocasionar danos ao homem. Apesar da pouca atenção dada a este tipo de acidente no litoral brasileiro, os estudos existentes mostram que sua ocorrência é significativa. O presente estudo teve como principais objetivos levantar os acidentes causados por cnidários nos banhistas de algumas praias do litoral de Pernambuco e investigar o conhecimento referente a este tema por parte de profissionais de áreas relevantes. Assim, visitou-se arquivos de hospitais, postos praieiros e grupamento salva-vidas para o levantamento de registros, e foram entrevistados 17 profissionais. Foram levantados registros de 35 acidentes para um período de dois anos na Praia de Boa Viagem (Recife), além de registros informais de uma média de quatro a cinco casos por semana na Praia de Piedade e dois a três casos por semana na Praia de Pontas de Pedras. Em relação ao conhecimento dos profissionais entrevistados, a maioria das respostas está, de forma geral, de acordo com a literatura existente, apesar de ainda haver certo nível de informações inadequadas ou insuficientes em relação ao tema estudado.

Keywords : Animais marinhos peçonhentos; Acidentes; Cnidários; Pernambuco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese