SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Integrality, health professional education, health education and SUS proposals: a conceptual reviewHealth care services utilization and access inequalities in the Sao Paulo Metropolitan Region author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINHEIRO, Roseni; FERLA, Alcindo  and  SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da. A integralidade na atenção à saúde da população. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 343-349. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200010.

Este artigo discute o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde no Brasil, a partir das práticas. Integralidade é o eixo organizativo de práticas de gestão das ações, que tem na garantia do acesso aos níveis de atenção mais complexos seu principal desafio. Desenvolvemos um referencial analítico ancorado em três dimensões: organização dos serviços, conhecimentos e práticas de trabalhadores de saúde e políticas governamentais com participação da população na sua formulação. As práticas de gestão são campo de construção da integralidade, constituindo arena política na qual participam gestores públicos de diferentes esferas de governo, prestadores privados, trabalhadores de saúde e sociedade civil organizada. Integralidade na atenção à saúde da população é fruto da interação democrática dos sujeitos implicados na construção de respostas governamentais capazes de contemplar as diferenças expressas nas demandas em saúde.

Keywords : Integralidade; Gestão de serviços de saúde; SUS; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English