SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Hospitalizations for pulmonary tuberculosis in the State of São Paulo in 2004The evolution of the Brazilian National Health System, strategic courses of action and strategies to understand these actions author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

KUNDI, Michael. Causalidade e interpretação de evidência epidemiológica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 419-428. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200018.

Existe um debate atual sobre como e quando o impacto provocado por agente ou determinante pode ser interpretado como causa de uma doença. O chamado "critério de causação", originário do trabalho seminal de Austin Bradford Hill e Mervyn Susser, frequentemente é aplicado de forma esquemática e há uma tendência a interpretar erradamente a falta de evidência de causas como evidência de falta de relação causal. Não existem critérios para avaliação de evidência no que diz respeito à propensão de um agente ou determinante causar uma doença, nem para descartar a noção de causação. Neste comentário, proponho uma aproximação dialógica para a avaliação de um agente ou determinante. Começando com evidência epidemiológica, quatro itens necessitam ser abordados: relação temporal, associação, equivalência ambiental e equivalência populacional. Se não há contra-argumentos, a um fator é atribuído o potencial de causação. Na maioria dos casos, há insuficiente evidência a partir de estudos epidemiológicos. Nesses casos, outra evidência que aumenta ou diminui a confiança num fator relacionado à doença pode ser usada. No entanto, qualquer veredito de causação é provisório e uma ação não pode ser adiada sob pretexto de encontrar melhor evidência, quando nosso estado de conhecimento mostrar que é preciso tomar medidas imediatas para proteção da saúde.

Keywords : Causalidade; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English