SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Hormone therapy and menopause (HT): multiple interests to considerTeamwork: a challenge for family health strategy consolidation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VANDERLEI, Maria Iêda Gomes  and  ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de. A concepção e prática dos gestores e gerentes da estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 443-453. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200021.

Este estudo analisa a gerência no âmbito municipal através da prática dos gestores e gerentes de unidades gestoras de Saúde da Família: secretarias de saúde e unidades básicas de saúde. O quadro teórico toma a gerência e as tecnologias de relações sociais enquanto instrumentos do processo de trabalho em saúde, considerando-as ferramentas potentes de mudanças, na micropolítica do trabalho vivo em saúde. A abordagem metodológica é qualitativa e as técnicas de pesquisa foram a observação participante sistematizada e as entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram os secretários municipais de saúde, coordenadores de Saúde da Família e diretores de quatro municípios do Estado do Maranhão. Os resultados revelam que a gerência está pautada num estilo gerencial tradicional caracterizada por um núcleo burocrático duro, porém com perspectiva de mudança porque, na prática, já existem brechas que sinalizam o estabelecimento de relações de responsabilização e mais acolhedoras com os usuários e as famílias.

Keywords : Gerência de serviços de saúde; Processo de trabalho em saúde; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese