SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Management practice and conception and family health strategy managersListening and dialogue in pre-natal assistance in the region surrounding the south zone, in the municipal district of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Marize Barros de Souza  and  ROCHA, Paulo de Medeiros. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.455-464. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200022.

O trabalho em equipe, embora não seja uma exclusividade da Saúde da Família, representa um de seus principais pilares, ainda pouco discutido em pesquisas na saúde coletiva. A perspectiva da integralidade das ações favorece uma ação inter/transdisciplinar. Na construção do projeto de Saúde da Família, é necessário que o trabalho em equipe seja norteado por um projeto assistencial comum e que os agentes desenvolvam uma ação de interação entre si e com a comunidade. Para tanto, é imprescindível o desenvolvimento de uma prática comunicativa orientada para o entendimento mútuo. Esse artigo apresenta considerações preliminares sobre o trabalho em equipe na Estratégia de Saúde da Família sinalizando seus entraves e possibilidades na construção desse modelo assistencial.

Keywords : Trabalho em equipe; Saúde da família; Modelo assistencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )