SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Teamwork: a challenge for family health strategy consolidationEducational action in prenatal care: a reflection on nursing consultation as an opportunity for health education author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DURAES-PEREIRA, Maria Beatriz Benedita Boldrin; NOVO, Neil Ferreira  and  ARMOND, Jane de Eston. A escuta e o diálogo na assistência ao pré-natal, na periferia da zona Sul, no município de São Paulo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 465-476. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200023.

Foi realizado um estudo transversal para verificar a importância da escuta e do diálogo na assistência prestada às gestantes no programa pré-natal, em quatro Unidades Básicas de Saúde: duas com modelo Tradicional e duas com modelo em Programa de Saúde da Família (PSF), localizadas na região da Subprefeitura Capela do Socorro, São Paulo. O objetivo foi identificar as percepções das gestantes quanto à escuta e diálogo oferecidos pela equipe pré-natal. Foi colhida uma amostra por sorteio de 50% das gestantes que estivessem no terceiro atendimento. Para as 152 participantes, utilizou-se questionário auto-aplicável, semi-estruturado com algumas perguntas abertas, elaborado após teste prévio. A análise estatística foi feita com os testes G de Cochran e quiquadrado. O número de gestantes que receberam orientações quanto ao funcionamento do Programa foi maior na Unidade Tradicional Icaraí. Percebeu-se que a gestante encontra escuta e diálogo no pré-natal tanto nas Unidades Tradicionais quanto nas com PSF, sugerindo que nos dois modelos de atendimento pode-se realizar excelente trabalho de Saúde Pública.

Keywords : Escuta; Diálogo; Percepções; Sentimentos; Valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese