SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Educational action in prenatal care: a reflection on nursing consultation as an opportunity for health educationCommon sense, science and philosophy: the links of knowledge necessary for promoting health care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GERSCHMAN, Silvia et al. Estudo de satisfação dos beneficiários de planos de saúde de hospitais filantrópicos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 487-500. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200025.

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem por objetivo identificar e analisar os argumentos e raciocínios que justificam a satisfação dos beneficiários com os planos. A metodologia de pesquisa qualitativa utilizada no estudo se baseia na técnica de discussão em grupo (focus group) para cuja realização foram definidos: os critérios para a escolha dos planos analisados pelos grupos de discussão, a definição da distribuição e da composição dos grupos, a técnica de recrutamento, a infra-estrutura e a dinâmica dos encontros. Os beneficiários podem ser classificados em grupos de acordo com a classe social que pertencem, o local de moradia e, principalmente, a relação que estabelecem com a administração do plano, o que nos possibilitou elaborar uma tipologia de beneficiários dos planos. Inicialmente, apresentamos como os beneficiários vêem e utilizam o SUS e, a partir dos tipos de planos, foi possível avaliarmos a satisfação dos beneficiários com os diversos aspectos do serviço de saúde e identificar que aspectos mais contribuem para a satisfação dos usuários.

Keywords : Planos de saúde; Setor hospitalar filantrópico; Satisfação dos usuários com os planos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese