SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2A socioeconomic classification and the discussion related to prevalence of dental caries and dental fluorosis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUIMARAES, Jacileide  and  SAEKI, Toyoko. Sobre o tempo da loucura em Nise da Silveira. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 531-538. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200029.

Trata-se de um ensaio sobre a vivência do tempo no âmbito do hospital psiquiátrico. Após breve incursão acerca da escrita sobre o tempo e o tempo no hospital psiquiátrico, nos detemos no enfoque da psiquiatra e pesquisadora Nise da Silveira, cujo trabalho foi desenvolvido no Centro Psiquiátrico Nacional do Engenho de Dentro Rio de Janeiro (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II e atualmente denominado Instituto Municipal Nise da Silveira), onde criou, em 1946, a Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR), chamada por um interno de "a sala da emoção de lidar". O tempo da loucura em Nise equaciona a síntese tempo versus afeto, sem reservas para com as susceptibilidades de um saber científico, mas em busca da real complexidade da condição humana. Reportando-se da vida ao sofrimento, Nise trouxe o afeto como condição sine que non para a compreensão da diferença e no limite para o questionamento do que o jargão psiquiátrico preconizava/esquadrinhava como "desorientado no tempo e no espaço". Com a tendência da reestruturação dos serviços psiquiátricos no Brasil, o tempo revisitado da loucura enclausurada traz a contribuição de Nise da Silveira como atitude digna de sobrevivência em tempos de atenção psicossocial.

Keywords : Tempo; Psiquiatria; Nise da Silveira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese