SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Training in public health policies and mastery of information for professional development author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PACKER, Abel Laerte; TARDELLI, Adalberto Otranto  and  CASTRO, Regina Célia Figueiredo. A distribuição do conhecimento científico público em informação, comunicação e informática em saúde indexado nas bases de dados MEDLINE e LILACS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp.587-599. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300009.

Este artigo apresenta estudo exploratório sobre a distribuição da produção científica internacional, regional e nacional na área de informação e comunicação em saúde, referenciada nas bases de dados MEDLINE e LILACS, de 1996 a 2005. Para a seleção dos artigos, foi usada a estrutura hierárquica do vocabulário DeCS na área de Ciência da Informação. Foram determinados quatro domínios específicos: informação em saúde, informática médica, comunicação científica em saúde e comunicação em saúde. As variáveis analisadas foram: os assuntos e periódicos mais representativos, a produção por país de afiliação dos autores e por país de publicação e os idiomas, em ambas as bases de dados. Cerca de 5% dos artigos correspondeu à categoria Ciência da Informação. Os quatro domínios tiveram aumento relativo anual em MEDLINE. O domínio Informática Médica foi o que apresentou maior número de registros em MEDLINE, representando pouco mais da metade de todos os artigos indexados. A importância da Ciência da Informação é mais visível nas publicações dos países desenvolvidos e os resultados confirmaram a predominância dos Estados Unidos e o crescimento significativo da produção científica da China e Coréia do Sul e, em menor escala, do Brasil.

Keywords : Ciência da informação; Informação em saúde; Informática médica; Comunicação científica em saúde; Comunicação em saúde; Produção científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )