SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Information technology for health education: two revisions and a proposalJustice, law and epidemiological data bases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RIBEIRO, Patrícia; SOPHIA, Daniela Carvalho  and  GRIGORIO, Deise de Araújo. Gestão governamental e sociedade: informação, tecnologia e produção científica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 623-631. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300012.

A complexidade das tarefas governamentais na atualidade sugere que processos de interação virtual, capazes de agilizar a circulação e troca de informações entre governos e sociedade nos espaços de produção de políticas públicas, podem contribuir para intervenções mais resolutivas e sintonizadas com a heterogeneidade e diversidade dos problemas sociais. Proliferam iniciativas inovadoras de gestão governamental participativa e de extensão do controle público sobre as ações dos governos, mediadas pelas tecnologias de informação. O artigo examina este campo temático, identificando questões para a melhor delimitação e qualificação de iniciativas desta natureza nos espaços de gestão estatal, à luz da experiência das autoras na condução de um projeto institucional orientado a potenciar política, técnica e comunicativamente a participação da sociedade no debate sobre a implementação do Sistema Único de Saúde. A partir de literatura sobre as relações entre informação, tecnologia, desenvolvimento e democracia, especialmente no campo da gestão social, examina aspectos a considerar para que experiências de interatividade entre governo e sociedade, mediadas pelo conhecimento científico, contribuam para mais transparência e pluralidade de visões na gestão governamental.

Keywords : Democracia; Formulação de políticas; Política de saúde; Ciência da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese