SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Monitoring inequalities in health: meanings and strengths of information sourcesThe strategic importance of health information for social control author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NAJAR, Alberto Lopes  and  PERES, Fabio de Faria. A divisão social da cidade e a promoção da saúde: a importância de novas informações e níveis de decupagem. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 675-682. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300017.

O artigo põe em destaque as complexas relações entre a noção sociológica de segregação socioespacial, a pobreza urbana e a chamada promoção da saúde, sugerindo temas de pesquisa que possam contribuir para uma análise mais elaborada da realidade social brasileira prevalente nos contextos da saúde pública, com vistas a apoiar a decisão em saúde. Primeiramente, são assinalados os principais aspectos do problema da divisão social nas grandes cidades, do ponto de vista histórico-sociológico. Em seguida, discutem-se, analiticamente, as imprecisões e problemas envolvidos na chamada noção de segregação, tendo sempre como referência o debate da sociologia urbana. A importância de novas informações e outros níveis de decupagem do tecido social, face à problemática da dita promoção de saúde, também é abordada, concluindo-se com a indicação de quatro temas que podem constituir-se em pauta investigativa, a saber: análise das estruturas da segregação socioespacial; comparação das estruturas sociais e das práticas de socialização nos bairros pobres; o estudo das classes médias e sua distribuição espacial; e as políticas públicas e a regulação da segregação e das desigualdades urbanas.

Keywords : Divisão social; Promoção da saúde; Informação em saúde; Sociologia urbana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese