SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The strategic importance of health information for social controlInformation technology and hospital care: reflection on the meaning of the work author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BAVERSTOCK, Keith  and  WILLIAMS, Dillwyn. O acidente de Chernobyl 20 anos depois: avaliação das conseqüências e resposta internacional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 689-698. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300019.

Vinte anos após o acidente de Chernobyl ocorrido em 1986, a OMS e a Autoridade Internacional sobre Energia Atômica lançaram um relatório sobre as conseqüências desse desastre. Nosso objetivo neste estudo é avaliar o impacto de tal acidente sobre a saúde e a reação internacional sobre o ocorrido, além de considerar se é possível melhorar as respostas em futuros desastres. Observamos que a radiação sobre a tireóide, proveniente de radioisótopos de iodo, causou milhares de casos de câncer, mas poucas mortes; as crianças expostas foram as mais suscetíveis. O foco no câncer de tireóide, porém, distraiu a atenção de especialistas sobre outros possíveis efeitos. A resposta internacional ao acidente foi inadequada, descoordenada e injustificavelmente tranqüilizadora. Acurada avaliação sobre efeitos futuros nem sempre é possível por causa de uma certa dose de incertezas frente ao estágio atual dos debates sobre radiação. É essencial que investigações sobre efeitos e conseqüências do desastre possam ser socializadas e apoiadas por um longo período de tempo. Por causa das inadequadas respostas internacionais ao problema, a ONU deveria iniciar uma revisão independente a respeito das ações e responsabilidades das agências, com recomendações de como agir em futuros desastres. Isso deveria envolver cientistas independentes e não que atuassem em competição.

Keywords : Acidente de Chernobyl; Radiação; Acidente nuclear; Reposta a desastre ambiental; Câncer de tireóide.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English