SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The Chernobyl accident 20 years on: an assessment of the health consequences and the international responseThe use of key informants from within the community for identifying people with functional kinetic alterations in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FONSECA, Cláudia Maria Barboza Machado  and  SANTOS, Mônica Loureiro dos. Tecnologias da informação e cuidado hospitalar: reflexões sobre o sentido do trabalho. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 699-708. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300020.

O objetivo deste artigo é discutir a vivência da enfermeira a partir da introdução da informatização no processo de trabalho hospitalar. Tem por objeto o significado da informatização na subjetividade e da percepção de saúde no trabalho da enfermeira, em um hospital geral. Adota como abordagem teórica os estudos da psicopatologia/psicodinâmica do trabalho, fazendo referência ao processo de trabalho em saúde e à implicação desta temática na saúde do trabalhador. É uma investigação qualitativa, que busca a compreensão do significado desta temática no cotidiano dos sujeitos. A pesquisa de campo baseou-se na entrevista semi-estruturada e na observação não-sistemática de algumas atividades das enfermeiras. Foram observadas atitudes de resistência a mudanças por parte das enfermeiras e dificuldades da organização do trabalho em inseri-las no novo modo de realizar o trabalho. Diante da máquina, se percebem presas, em condição de isolamento. Conclui-se que a informatização interfere significativamente no processo de trabalho da enfermeira, considerando especialmente suas condições de implantação no hospital em estudo, e pode comprometer a saúde destas trabalhadoras no futuro.

Keywords : Subjetividade; Tecnologia da informação; Cuidado de enfermagem; Organização do trabalho; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese