SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Information technology and hospital care: reflection on the meaning of the workScientific journalism and epidemiological risk author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RENOSTO, Alexandra  and  TRINDADE, Jorge Luiz de Andrade. A utilização de informantes-chave da comunidade na identificação de pessoas portadoras de alterações cinético-funcionais da cidade de Caxias do Sul, RS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 709-716. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300021.

OBJETIVO: Manter-se funcionalmente ativo em um determinado contexto social, parece ser um dos grandes desafios para a sociedade da atualidade. O objetivo deste trabalho foi estudar o perfil epidemiológico de portadores de alterações cinético-funcionais, a partir de informantes-chave da comunidade de Caxias do Sul (RS), considerando características socioeconômicas, socioculturais, familiares/ individuais e cuidados com a saúde, vinculando-as com a capacidade funcional. MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa compreendeu um estudo observacional descritivo. A população em estudo foi constituída pelos portadores de alterações cinético-funcionais provenientes de indicações de informantes-chave da comunidade, conhecidos como zeladoras de capelinha. Os instrumentos aplicados foram: questionário às zeladoras de capelinha, entrevista estruturada e Índice de Barthel aos incapacitados funcionais. RESULTADOS: Apenas 21,9% da população estudada que possui dependência funcional realiza tratamento fisioterapêutico. O uso de informantes-chave é uma alternativa viável no auxílio do diagnóstico funcional deste grupo populacional. As características da população em estudo supõem exclusão de atendimento fisioterapêutico e a necessidade de programas efetivos na abordagem do problema.

Keywords : Informantes-chave; Capacidade funcional; Perfil epidemiológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese