SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3External control of fluoride levels in the public water supply in Lages, Santa Catarina State, BrazilAssessment of sanitation and housing conditions: the importance of home visits in the Family Health Program context author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DUAVY, Lucélia Maria; BATISTA, Fátima Lucia Ramos; JORGE, Maria Salete Bessa  and  SANTOS, João Bosco Feitosa dos. A percepção da mulher sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino: estudo de caso. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 733-742. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300024.

O câncer cérvico-uterino é uma das doenças crônico-degenerativas mais temidas, em razão do seu alto grau de letalidade e morbidade. Nesse sentido, realizamos um estudo para descrever a percepção das mulheres ante o exame de prevenção de câncer cérvico-uterino. Optamos por um estudo de caso tendo a observação e a entrevista semi-estruturada como técnicas de coleta das informações. Foram entrevistadas vinte e quatro mulheres, entre 18 e 60 anos, que buscaram o serviço de prevenção em uma unidade básica de saúde de Fortaleza-CE, entre abril e agosto de 2004. O estudo revelou que a mulher geralmente só procura fazer o exame de prevenção quando surgem sintomas, por ter vivenciado este exame com apreensão e medo pela possibilidade de um diagnóstico positivo de um câncer cérvico-uterino; sente-se constrangida em expor seu corpo e tê-lo examinado, sobretudo, quando o profissional de saúde é do sexo masculino; não tem conhecimento do corpo e tampouco de sua sexualidade. Esse resultado aponta para a necessidade de o profissional de saúde desenvolver atividades educativas junto às mulheres, no sentido de melhorar a relação profissional de saúdeusuária e, conseqüentemente, diminuir a incidência deste tipo de câncer, pela maior freqüência aos exames de prevenção.

Keywords : Percepção; Exame de prevenção; Câncer cérvico-uterino; Estudo de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese