SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Women's perceptions of preventive examinations for cervical-uterine cancer: a case studyEthical problems in patient care at a dental school clinic author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AZEREDO, Catarina Machado et al. Avaliação das condições de habitação e saneamento: a importância da visita domiciliar no contexto do Programa de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 743-753. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300025.

O conhecimento das condições do meio pertinente à saúde, como saneamento e moradia, são essenciais no estabelecimento de medidas de promoção da qualidade de vida do indivíduo, famílias e comunidades. Objetivou-se avaliar, através de visitas domiciliares, as condições habitacionais e de saneamento básico das famílias adstritas no PSF de Teixeiras-MG. Tratou-se de estudo observacional transversal, com realização de entrevistas a 10% (n=364) das famílias adstritas no PSF, utilizando questionário semi-estruturado. A cobertura por rede de abastecimento de água era de 83% dos domicílios da zona urbana e 11,7% da zona rural, e a rede pública era o destino final da água utilizada em 82,2% dos domicílios da zona urbana e de apenas 10,9% da zona rural. Destaca-se distribuição desigual de infra-estrutura e saneamento entre as zonas urbana e rural. A visita domiciliar permitiu um olhar in loco da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.

Keywords : Saneamento básico; Programa Saúde da Família; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese