SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Assessment of sanitation and housing conditions: the importance of home visits in the Family Health Program contextCauses of avoidable mortality through effective healthcare services: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GONCALVES, Evelise Ribeiro  and  VERDI, Marta Inez Machado. Os problemas éticos no atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 755-764. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300026.

Estudo empírico, exploratório, de abordagem qualitativa, com professores de disciplinas clínicas no curso de Odontologia de uma universidade pública, com o objetivo de identificar e analisar os problemas éticos que permeiam o atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino da respectiva universidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados através da técnica da análise de conteúdo, utilizando como referenciais os princípios bioéticos da autonomia do paciente e da confidencialidade das informações. No processo de análise, emergiram quatro categorias que apontam a existência de vários problemas éticos no cotidiano do atendimento a pacientes na clínica de ensino. Entre eles, estão o agendamento de pacientes-reserva, o privilégio do atendimento de conhecidos de professores e funcionários, a falta de informações fornecidas aos pacientes sobre a realização de procedimentos terapêuticos e de imagens fotográficas, distorções no uso do termo de consentimento informado, etc. Ficou clara a condição de vulnerabilidade a qual os pacientes da clínica são constantemente submetidos e a importância e responsabilidade dos professores no processo de formação da competência ética dos futuros cirurgiões-dentistas.

Keywords : Bioética; Odontologia; Clínica odontológica de ensino; Autonomia; Confidencialidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese