SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The Grounded Theory as a methodological approach for qualitative research in dentistry author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOTA, Jurema Corrêa da; VASCONCELOS, Ana Gloria Godoi  and  ASSIS, Simone Gonçalvez de. Análise de correspondência como estratégia para descrição do perfil da mulher vítima do parceiro atendida em serviço especializado. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 799-809. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300030.

A violência doméstica contra a mulher praticada pelo parceiro íntimo pode ser considerada como um problema de saúde pública. O conhecimento do perfil de mulheres vitimadas contribui para geração de ações específicas que reduzam esse tipo de agressão. Buscou-se investigar as relações conjuntas entre grupos de violência e condições sociodemográficas da vítima e do agressor, utilizando a técnica de análise de correspondência múltipla na caracterização do perfil das mulheres atendidas no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Os resultados apontaram um perfil diferenciado de mulheres vitimadas pelo parceiro no que se refere à gravidade da violência. As vítimas de lesão grave de origem sexual associaram-se ao ensino médio incompleto e com mais de três residentes trabalhadores. As vítimas de lesão grave de origem física e psicológica estão relacionadas ao ensino superior e pós-graduação e declaradas como chefes de família. O grupo das vítimas de lesões leves de origem física e psicológica se relaciona com tempo de união inferior a cinco anos, ensino médio completo da mulher, agressor mais novo, trabalhador e com até três residentes trabalhadores.

Keywords : Violência doméstica; Serviços de atendimento; Análise de correspondência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese