SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Small hospitals and their insertion in Brazil's National Health System (SUS)From records to indicators: the management of health care information production in hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BITTENCOURT, Roberto José  and  HORTALE, Virginia Alonso. A qualidade nos serviços de emergência de hospitais públicos e algumas considerações sobre a conjuntura recente no município do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 929-934. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400014.

A busca da qualidade nos serviços de saúde, em especial nos serviços de emergência, é o foco do Programa QUALISUS do Ministério da Saúde. Tomando como exemplo a crise dos serviços de emergência hospitalar no município do Rio de Janeiro, este artigo discute algumas das características estruturantes desse programa, com ênfase no aumento da responsabilização e vínculo das equipes, na modificação do acolhimento nos serviços de emergência e na integração e constituição de redes assistenciais. Identifica possibilidades de soluções para a crise do sistema de saúde localizadas não somente no âmbito do financiamento. Sugere a busca de uma nova identidade, de caráter sistêmico, como a redefinição e integração das vocações assistenciais, organização de fluxos, repactuando o processo de trabalho dos serviços de saúde, tendo como central o usuário.

Keywords : Qualidade; Sistema de saúde; Serviços de emergência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese