SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4From records to indicators: the management of health care information production in hospitalsThe importance of hormesis to public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

INFANTE, Maria  and  SANTOS, Maria Angélica Borges dos. A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva: uma abordagem logística para a área de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 945-954. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400016.

Apesar de sua relevância para a operação dos hospitais, a discussão sobre processo logístico, abastecimento e cadeia de suprimentos em organizações de saúde está notadamente ausente da literatura nacional. O presente artigo descreve uma metodologia para a organização do setor de abastecimento de materiais médico-hospitalares de hospitais públicos, desenvolvida com base em uma abordagem de pesquisaação. A premissa que norteou as intervenções propostas para o setor foi a de que grande parte dos problemas em unidades médico-assistenciais do Sistema Único de Saúde nessa área decorria do fato de setores clínicos e administrativos não se identificarem como uma cadeia produtiva integrada o que os setores clínicos produzem não é transparente para os setores ligados ao abastecimento e vice-versa. São apresentados um histórico do desenvolvimento da metodologia, a descrição de suas principais etapas e uma discussão à luz da literatura recente e de alguns conceitos de qualidade e de gestão da cadeia de suprimentos.

Keywords : Administração hospitalar; Administração de materiais no hospital; Gestão da cadeia de suprimentos; Gestão da Qualidade Total.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese