SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Production chain supply management for public hospitals: a logistical approach to healthcareHospitals and health professional education: contemporary challenges author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COOK, Ralph  and  CALABRESE, Edward J.. A importância da hormese para a saúde pública. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 955-963. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400017.

A hormese é um tipo específico de dose-resposta não monotônica cuja ocorrência vem sendo documentada largamente por vários modelos biológicos e para diversos tipos de exposição. Os efeitos que ocorrem em múltiplos pontos de uma curva podem ser interpretados como benéficos ou maléficos, dependendo do contexto biológico ou ecológico em que ocorram. Como a hormese parece ser um fenômeno relativamente comum que ainda não foi incorporado em práticas regulatórias, o objetivo deste ensaio é explorar algumas das suas implicações mais óbvias para a saúde pública e avaliação de risco, com ênfase particular nas questões assinaladas atualmente por autores da revista Environmental Health Perspectives. A hormese parece ser mais comum que outras curvas de dose-resposta usadas atualmente no processo de avaliação de riscos. Embora inúmeros mecanismos que explicam relações de dose-resposta desse tipo tenham sido identificados, o melhor entendimento deste fenômeno provavelmente conduzirá a diferentes estratégias de prevenção, de tratamento de doenças e de promoção de uma melhor saúde pública, posto que se relaciona com resultados de saúde tanto específicos quanto mais holísticos. Acreditamos que ignorar a hormese é praticar uma política pobre no campo da saúde pública.

Keywords : Efeitos bi-fásicos; Dose-resposta; Hormese; Avaliação de risco; Ambiente e saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English