SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4The use of Data Envelopment Analysis (DEA) for Brazilian teaching hospitals´ evaluationSocioeconomic, anthropometric and food intake characterization of severely obese people author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS-FILHO, Serafim Barbosa. Perspectivas da avaliação na Política Nacional de Humanização em Saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 999-1010. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400021.

Este artigo tem a finalidade de abrir o debate sobre as perspectivas da Avaliação no âmbito da Política Nacional de Humanização/Ministério da Saúde (PNH/HumanizaSUS). Nesse sentido, procurou-se sistematizar alguns marcos referenciais na área da Avaliação em Saúde, distinguindo duas vertentes de direcionamento da Avaliação na PNH: uma, apontando para metodologias de definição de indicadores de monitoramento das ações relacionadas à humanização; e outra, apontando para a realização de pesquisas avaliativas com ênfase na busca do impacto das ações. Ambas as vertentes foram pontuadas ressaltando as especificidades que devem ser reconhecidas na aproximação e utilização das metodologias avaliativas na esfera da PNH. Para reforçar tais especificidades e perspectivas de aproximação, buscou-se não somente registrar a amplitude e complexidade dos dispositivos e ações propostos no âmbito do HumanizaSUS, como também fazer uma breve revisão de conceitos e componentes englobados na área de monitoramento e avaliação.

Keywords : Humanização; Política Nacional de Humanização; Avaliação; Monitoramento; Indicadores de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese