SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4The consolidation of private health plans in Brazil: challenges for the regulatorFifty years of fluoridation of public water supplies in Brazil: benefits for the control of dental caries author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

HIRAMATSU, Daniel Afonso; TOMITA, Nilce Emy  and  FRANCO, Laércio Joel. Perda dentária e a imagem do cirurgião-dentista entre um grupo de idosos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 1051-1056. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400026.

O presente estudo busca analisar as percepções, memórias e crenças de um grupo de idosos de origem japonesa quanto às perdas dentárias. Para o presente estudo, foram definidos em processo de amostragem aleatória simples quarenta indivíduos com critérios de inclusão a partir da geração (Issei e Nisei) e condição bucal (edêntulos e dentados), formando quatro grupos com dez indivíduos cada. Foram realizadas entrevistas domiciliares, com os indivíduos que preencheram os critérios de inclusão-exclusão para cada grupo. Utilizando como estratégia metodológica a construção do Discurso do Sujeito Coletivo, foram definidas as categorias de análise: motivo das perdas dentárias, momento das perdas e o papel do cirurgião-dentista. Dificuldades de acesso à assistência odontológica e a naturalização da perda dentária constituem fatores sociais e culturais fortemente imbricados que resultam em edentulismo precoce. Dor e medo são sentimentos estritamente ligados à imagem do cirurgião-dentista, ainda que se reconheça uma evolução na odontologia, tanto com relação aos equipamentos, materiais e técnicas utilizadas quanto à formação e conduta do profissional.

Keywords : Cirurgião-dentista; Perda dentária; População idosa; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese