SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Fifty years of fluoridation of public water supplies in Brazil: benefits for the control of dental cariesKnowledge of oral health and practices among mothers attending a mother-child dental care program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

HEBLING, Sandra Regina Facciolli; PEREIRA, Antonio Carlos; HEBLING, Eduardo  and  MENEGHIM, Marcelo de Castro. Considerações para elaboração de protocolo de assistência ortodôntica em saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 1067-1078. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400028.

O objetivo desse estudo foi elaborar um protocolo de assistência ortodôntica em saúde coletiva. Um programa de prevenção e interceptação ortodôntica foi sugerido, com a inclusão de atitudes que visem à prevenção das oclusopatias em programas de saúde já existentes e a ampliação da oferta de serviços nas UBSs, abrangendo a instalação de mantenedores de espaço e procedimentos interceptores. Os possíveis problemas oclusais a serem abordados no programa interceptor foram discutidos e classificados em prioridades primária e secundária de atendimento, enfatizando os desvios oclusais que não deveriam ser tratados precocemente. A idade sugerida para abordagem seria a correspondente à da dentição decídua e início da dentição mista. A organização e inclusão de procedimentos ortodônticos são possíveis de ser aplicadas com o gerenciamento dos recursos físicos, humanos e financeiros e o estabelecimento de critérios para acesso aos serviços. A utilização de protocolo de assistência e o correto planejamento das ações ortodônticas podem possibilitar a realização de ações preventivas e interceptoras nas próprias UBSs, enquanto maiores recursos possam ser alocados para a criação de Centros de Referência de Especialidades, com a possível implantação de procedimentos em Ortodontia Corretiva.

Keywords : Saúde coletiva; Ortodontia; Má oclusão; Dentição decídua e mista; Protocolo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese