SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Remarks on drawing up a community health orthodontic assistance protocol author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOURA, Lúcia de Fátima Almeida de Deus; MOURA, Marcoeli Silva de  and  TOLEDO, Orlando Ayrton de. Conhecimentos e práticas em saúde bucal de mães que freqüentaram um programa odontológico de atenção materno-infantil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 1079-1086. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000400029.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a assimilação e as práticas preventivas em saúde bucal adotadas por mães de crianças que freqüentaram um programa odontológico de atenção materno infantil. O Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB) é um programa de extensão vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como meta a conscientização de gestantes e mães de crianças de zero a 36 meses para a adoção de hábitos favoráveis à obtenção de saúde bucal. Realizou-se uma seleção aleatória de fichas clínicas de crianças que haviam participado do PPGB e, através destas fichas, foram enviadas cartas às mães. Houve um retorno de 281 mães, as quais foram submetidas a entrevistas envolvendo os temas abordados pelo programa. Pelos resultados obtidos, pôde-se concluir que as mães freqüentadoras do PPGB detêm um bom nível de informação e adotam, no âmbito familiar, práticas de saúde favoráveis ao controle e prevenção de doenças bucais.

Keywords : Saúde bucal; Promoção de saúde; Atenção infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese