SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Research and the (free and) informed consentIs the principlist model still satisfactory for the analysis of the morality of the scientific research involving human beings? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NUNES, Everardo Duarte. Aspectos éticos considerados pelos pesquisadores que usam abordagens qualitativas em saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 351-360. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000200010.

O trabalho analisa a questão da ética nas pesquisas qualitativas a partir da colocação da ética no campo filosófico e da bioética como espaço interdisciplinar, que se expande a partir dos anos setenta. Passa-se, em seguida, à questão da pesquisa qualitativa vista como técnica e arte, entendendo-a como forma filosófica de pensar a ciência, como um corpo teórico, que se estrutura epistemicamente frente à investigação da realidade social e como um movimento que se institui na defesa e argumentação das propriedades dessas metodologias. Destaca-se, como exemplo, a antropologia e apresentam-se alguns trechos dos códigos de ética profissional da antropologia, sociologia e psicologia. Na terceira parte do artigo, discute-se a procedência de um código de ética para a pesquisa qualitativa e as particularidades do campo das ciências sociais e algumas sugestões de como trabalhar de forma ética nas pesquisas sociais.

Keywords : Ética e bioética; Pesquisa qualitativa; Ética em ciências sociais e humanas; Códigos de ética profissional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English