SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A systematic review about the scientific production with focus on the relation between health and environmentEthics in epidemiological research author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

HELLAND, Aasgeir et al. Revisão sobre a base de conhecimento de saúde ambiental e humana dos nanotubos de carbono. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 441-452. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000200019.

Os nanotubos de carbono(CNT)são um dos materiais mais promissores da nanotecnologia. Os métodos de síntese, purificação e pós-processamento produzem CNT com diversas características físicas e uso em várias áreas. A projeção de uso abrangente do CNT urge a compreensão de seus possíveis efeitos nocivos. Essa revisão mostra um leque de resultados de estudos toxicológicos e concluiu que: a) há diferentes tipos de CNT; portanto, não pode ser considerado um grupo uniforme de substâncias; e b) em compartimentos ambientais,o CNT pode ser biodisponível aos organismos. Suas propriedades sugerem possível acúmulo na cadeia alimentar e alta persistência. Em organismos, sua absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade do dependem de características físicas e químicas inerentes (e.g., funcionalização, revestimento, comprimento e estado de aglomeração), influenciadas por condições ambientais externas durante a produção, uso e eliminação de CNT. Portanto, os cenários de exposição caracterizados podem ser úteis em estudos toxicológicos. Contudo, quando chega aos pulmões em quantidade suficiente, o CNT produz uma resposta tóxica (tempo e dose dependente). Os riscos à saúde humana e meio ambiente devem ser identificados para que o CNT possa ser usado com sucesso em futuras aplicações.

Keywords : Nanotubos de carbono; Citotoxicologia; Meio ambiente; Saúde humana; Nanotecnologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English