SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Reviewing the environmental and human health knowledge base of carbon nanotubesSynthesis of the reflections of the meeting on ethics in qualitative health research, Guarujá, São Paulo State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARATA, Rita Barradas. A ética na pesquisa epidemiológica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 453-548. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000200020.

Este artigo reúne uma série de opiniões do autor sobre as dificuldades que o atual sistema de controle da ética em pesquisa representa para a prática da pesquisa epidemiológica no país. São apresentadas algumas posições referentes ao assunto presentes na literatura internacional, apontados alguns dos temas e problemas mais relevantes e discutidas algumas das dificuldades enfrentadas pelos epidemiologistas brasileiros. O argumento principal desenvolvido no artigo é a especificidade da lógica de atuação da saúde pública e da epidemiologia em seu interior com repercussões para a prática da pesquisa científica nesse campo, bastante diferente da lógica que preside a prática médica e a pesquisa biomédica. Daí a inadequação das recomendações éticas vigentes, todas elas baseadas na pesquisa biomédica, em particular, naquelas com desenho experimental. Conclui-se com a indicação da necessidade de revisão dos procedimentos adotados pelo sistema de revisão da ética em pesquisa adaptando-os às características dos diferentes tipos de pesquisa.

Keywords : Ética em pesquisa epidemiológica; Ética principalista; Pesquisa epidemiológica; Sistema CEP-CONEP.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English