SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Synthesis of the reflections of the meeting on ethics in qualitative health research, Guarujá, São Paulo StateHypertension in impoverished social segments in the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RIOS, Luis Felipe. Corpos e prazeres nos circuitos de homossociabilidade masculina do Centro do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 465-475. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000200022.

O artigo apresenta resultados de pesquisa etnográfica sobre as bases culturais que orientam a formação de eventos corporais, em especial os relacionados ao sexo-erotismo, no circuito de homossociabilidade do Centro do Rio de Janeiro. A coleta de dados envolveu a realização de observações participantes, entrevistas com enfoque biográfico e pesquisa-intervenção entre integrantes do circuito mencionado. O principal argumento apresentado neste texto é que os diferentes eventos corporais da comunidade investigada se alicerçam em uma mesma estrutura conceptual, que foca numa transgressão ao "corpo-carne", nos moldes da filosofia de São Paulo. Uma exaltação do 'tesão', o prazer erótico proibido, que só deveria ser "utilizado" para fins reprodutivos. 'Carne' que, em vez de sublimada, é exaltada; constantemente insuflada e encantada por acréscimos de mais 'tesão'.

Keywords : Homossexualidade; Corpo; Erotismo; Identidades sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese