SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Hypertension in impoverished social segments in the state of São PauloAyurveda diet and the nursing consultation: a care proposal author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Gabriela Gracia de; SPIRI, Wilza Carla; JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti  and  PAIVA, Bianca Sakamoto Ribeiro. Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em um hospital universitário. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 487-494. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000200024.

Estudo de natureza quantitativa descritiva em um Hospital Universitário do Estado de São Paulo, teve como objetivo avaliar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da verificação do cumprimento dos "dez passos para o sucesso do aleitamento" de acordo com a iniciativa Hospital Amigo da Criança, proposta pelo Ministério da Saúde. A avaliação revela práticas facilitadoras da amamentação, no entanto, faz-se necessário algumas mudanças nas rotinas hospitalares para a efetivação dos "dez passos". Em média, 79% das respostas foram afirmativas para o cumprimento dos passos, o que está próximo aos 80% preconizado. No entanto, se analisarmos as respostas para cada passo, identificamos pontos para serem melhorados. Chamou-nos a atenção o fato de que a prática de colocar o recém-nascido junto à mãe logo após o nascimento, permitindo a amamentação na primeira meia hora, foi relatada por 100% das mães entrevistadas que tiveram parto normal e por 80% daquelas que tiveram parto cesárea. Investimentos e mudanças em direção ao cumprimento dos dez passos contribuirão para um melhor atendimento à população e para a formação de profissionais amigos da criança.

Keywords : Aleitamento materno; Hospital amigo da criança; Enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese