SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Come on my child, let's have some massage?"Puxação", midwives and reproduction in Melgaço, ParáCecília Donnangelo: a pioneer in the theoretical construction of social thinking in health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PIRES-ALVES, Fernando. Informação científica, educação médica e políticas de saúde: a Organização Pan-Americana da Saúde e a criação da Biblioteca Regional de Medicina - BiremeScientific information, medical education and health policies: the Pan-American Health Organization and the creation of the Regional Library of Medicine - Bireme. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 899-908. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000300012.

O artigo examina a gênese e os primeiros anos de funcionamento da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme - OPAS), hoje Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, no período compreendido entre 1963 e 1982. Ao fazê-lo, caracteriza a Bireme, simultaneamente, como aparato e como arena de negociação, inscrita nos processos mais gerais do desenvolvimento, da cooperação internacional, da informação em C&T, das políticas de saúde e do movimento de expansão e reforma do ensino médico. A narrativa tem como marco inicial a concepção de uma biblioteca regional de medicina para a América Latina, segundo um modelo proposto pela National Library of Medicine. Em seguida, o artigo caracteriza a trajetória inicial da Bireme como sendo a história da recepção deste modelo, percurso que refletiu os processos de crítica, no período, às formas pelas quais se davam a organização de serviços de atenção à saúde e a formação de seus recursos humanos. Indica que, a partir de 1976, um novo modelo resultou em efetiva modificação da agenda programática da Bireme, implicando aportes radicalmente distintos ao funcionamento do regime de informação em ciências da saúde vigente no Brasil e na América Latina.

Keywords : Bireme /OPAS; Educação e trabalho em saúde; Informação científica e tecnológica em saúde; Cooperação internacional; História da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese