SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Rate of dental treatment needs: the case of the Xakriaba IndiansHigh prevalence of users who did not return to the Testing and Counseling Center (TCC) for knowing their serological status: Rio Grande, RS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LACATIVA, Paulo Gustavo Sampaio et al. Perfil de sujeitos de pesquisa clínica em um centro ambulatorial independente. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 1023-1032. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000300025.

Este artigo tem como objetivos avaliar a qualidade de atendimento de um centro de pesquisa clínica e o entendimento do termo de consentimento informado (TCLE); determinar os motivos da participação e detalhar níveis socioeconômicos. Foi feito um estudo transversal em centro de pesquisa ambulatorial, através de questionário auto-explicativo. Dos cem questionários avaliados, todos os sujeitos de pesquisa consideraram o centro como ótimo (86%) ou bom (9%). A quase totalidade foi bem informada do conteúdo do TCLE e o conhecimento do direito "confidencialidade", comum a todos os TCLEs, foi seis vezes maior que " acesso aos dados", que não faz parte. Os principais motivos para participarem foram para "saber mais sobre a sua saúde" (59%) e para "beneficiar outras pessoas no futuro" (47%). A principal faixa de renda salarial dos participantes foi entre dois e cinco salários mínimos (48%) e a maioria (66%) concluiu pelo menos até a 4º série do ensino fundamental. A população possui o mesmo perfil econômico do Rio de Janeiro, nível de escolaridade suficiente para assinar e compreender o que está assinando, conhecendo não só a existência do TCLE, mas demonstrando conhecer seu conteúdo. O motivo principal para participação é para autobenefício e por atitude altruísta.

Keywords : Pesquisa clínica; Consentimento informado; Motivação; Questionários; Fatores demográficos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese