SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3High prevalence of users who did not return to the Testing and Counseling Center (TCC) for knowing their serological status: Rio Grande, RS, BrazilEvaluation of the hygienic-sanitary conditions of kitchens in public and philanthropic daycare centers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ELIAS, Margareth Pereira; MONTEIRO, Lúcia Maria Costa  and  CHAVES, Celia Regina. Acessibilidade a benefícios legais disponíveis no Rio de Janeiro para portadores de deficiência física. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 1041-1050. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000300027.

Segundo a OPAS, só 2% dos 85 milhões de pessoas com deficiência têm assistência adequada na América Latina e 10% da população mundial vivem com deficiência, mas sem acesso a direitos constitucionalmente adquiridos. A deficiência precisa ser abordada em diferentes níveis: clínico, de reabilitação, social e político. Pobreza e deficiência estão fortemente relacionadas. Estigma, discriminação e incapacidade física e financeira limitam o acesso à educação e saúde, levando à cronificação e agravamento da morbidade, aumentando os custos do tratamento, formando-se um ciclo vicioso que tem que ser quebrado. Embora a Constituição Federal inclua direitos a pacientes deficientes, dando acesso à saúde e educação, eles não são obtidos e respeitados. Para compreender o problema, estudou-se o processo de obtenção de três destes benefícios em pacientes com deficiência física portadores de mielomeningocele em instituto de referência no Rio de Janeiro. Os resultados mostram um baixo índice de obtenção. A burocracia e o custo das múltiplas viagens foram as principais dificuldades para famílias próximas ou abaixo da linha de pobreza e filhos com problemas de locomoção e doença crônica. Outras dificuldades foram desinteresse profissional, descrédito, sistema educacional despreparado e dificuldades de acesso.

Keywords : Portadores de deficiência; Mielomeningocele; Benefícios legais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese