SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Accessibility of legal benefits available in Rio de Janeiro for physically handicapped peopleHealth and work ability of workers of the electricity sector in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Mariana de Novaes; BRASIL, Anne Lise Dias  and  TADDEI, José Augusto de Aguiar Carrazedo. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 1051-1060. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000300028.

Este trabalho objetiva avaliar as condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas do município de São Paulo, através da utilização de um instrumento de fácil aplicação. As informações sobre as condições higiênico-sanitárias foram coletadas através da observação das condições de funcionamento da cozinha de cinco creches públicas e filantrópicas do município de São Paulo. Para a classificação do risco de contaminação da alimentação, foi criado um escore. As cozinhas observadas de creches públicas e filantrópicas do município de São Paulo encontram-se em condições de funcionamento que oferecem riscos de contaminação à alimentação produzida pela instituição. Dentre os maiores fatores de risco de contaminação dos alimentos encontram-se as ações dos manipuladores. O investimento em treinamento e supervisão continuada da mão-de-obra envolvida na manipulação de alimentos é a melhor e mais fácil alternativa a ser realizada como forma de garantia das adequadas condições higiênico-sanitárias e da qualidade da alimentação servida às crianças em creches.

Keywords : Creches; Higiene dos alimentos; Manipulação de alimentos; Qualidade dos alimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese