SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6The many faces of epidemiology: evolutionary epidemiologyNetworks: epidemiology of transmissible diseases from a systemic perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

WERNECK, Guilherme Loureiro. Dados georreferenciados em epidemiologia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1753-1766. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600010.

Neste artigo, faz-se uma revisão acerca de aspectos conceituais e práticos relacionados à aplicação de dados georreferenciados na pesquisa epidemiológica. Iniciando com a tradicional abordagem de mapeamento de doenças da geografia médica, discute-se heuristicamente com base em exemplos da literatura epidemiológica, tópicos como tipos de dados georreferenciados, implicações para a análise de dados, autocorrelação espacial e as principais estratégias analíticas, destacando-se os estudos de mapeamento da distribuição espacial de eventos de saúde, detecção de agregados espaciais de casos, avaliação de exposição em estudos de saúde ambiental e estudos ecológicos. Os comentários finais salientam tópicos especiais que merecem desenvolvimentos futuros, incluindo os dilemas relacionados à incorporação do conceito de espaço na pesquisa epidemiológica, aspectos relacionados à qualidade dos dados e confidencialidade, o papel dos estudos epidemiológicos na pesquisa com dados espaciais, análise de sensibilidade e modelos espaço-temporais.

Keywords : Epidemiologia; Geografia médica; Métodos epidemiológicos; Análise de pequenas áreas; Estudos ecológicos; Conglomerados.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English