SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Networks: epidemiology of transmissible diseases from a systemic perspectiveUrban health: "the city is a strange lady, smiling today, devouring you tomorrow" author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ANJOS, Luiz Antonio dos; FERREIRA, Bianca Catarina Miranda; VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de  and  WAHRLICH, Vivian. Gasto energético em adultos do município de Niterói, Rio de Janeiro: resultados da Pesquisa de Nutrição, Atividade Física e Saúde - PNAFS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1775-1784. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600012.

Conhecer o gasto energético (GE) e o nível de atividade física (NAF) serve como base para o estabelecimento dos requerimentos energéticos (RE) de populações. Pouco se conhece sobre o GE da população brasileira, lacuna que deve ser preenchida visto o quadro de transição nutricional presente no país. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o GE e o NAF da população adulta (> 20 anos) do município de Niterói, RJ. Para a obtenção do tempo de duração das atividades cotidianas, usou-se um questionário de orçamento do tempo das atividades cotidianas. O custo energético (CE) das atividades foi obtido na tabela da FAO de 2004 como múltiplo da taxa metabólica basal (TMB). O GE total diário (GETD) foi computado como o somatório do GE de todas as atividades de um dia típico. O GETD foi maior nos homens (2382,0 + 38,0) do que nas mulheres (1987,1 + 22,9 kcal.dia-1) mas as mulheres apresentaram NAF maiores. O RE usando o valor de NAF de 1,40 foi o que melhor estimou o GETD na população em todas as categorias de estado nutricional. Parece ser prudente utilizar valores menores de NAF para a estimativa dos RE na população adulta de Niterói. Fica evidente a necessidade de se obter mais dados de CE de atividades para, junto com estimativas adequadas da TMB, se poder determinar os RE da população brasileira.

Keywords : Requerimento energético; Nível de atividade física; Adulto; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese