SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Urban health: "the city is a strange lady, smiling today, devouring you tomorrow"From condom use to prevention of STD/AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BUCZYNSKI, Ana Karla; CASTRO, Glória Fernanda  and  SOUZA, Ivete Pomarico Ribeiro de. O impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças infectadas pelo HIV: revisão de literatura. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1797-1805. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600014.

Em busca de uma melhora da saúde de pacientes sistemicamente comprometidos e um maior entendimento do impacto de doenças nas suas vidas, grande interesse tem sido dado à qualidade de vida relacionada à saúde, principalmente em crianças com doenças crônicas. Neste sentido, a qualidade de vida relacionada à saúde bucal tem sua importância haja vista que a mesma é um componente indissociável da saúde geral e também pela relevância dos problemas orais na vida destes pacientes. Assim, a avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes infantis infectados pelo HIV pode ser de grande relevância uma vez que estas apresentam alta prevalência de doença cárie e periodontal, além da presença de manifestações orais da própria infecção pelo vírus. Dessa forma, o objetivo deste artigo é, através de uma revisão de literatura, apresentar alguns conceitos relacionados à qualidade de vida e utilização de instrumentos de avaliação da mesma, bem como analisar o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças infectadas pelo HIV.

Keywords : Criança; Infecções por HIV; Qualidade de vida; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese