SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6The impact of oral health on the quality of life of HIV infected children: a literature reviewEvaluation of STD/HIV/AIDS peer-education and danger: a local perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MADUREIRA, Valéria Silvana Faganello  and  TRENTINI, Mercedes. Da utilização do preservativo masculino à prevenção de DST/aids. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1807-1816. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600015.

O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes de homens referentes ao uso do preservativo masculino nas relações heterossexuais e se caracteriza como análise secundária de parte de uma pesquisa de maior amplitude que teve o propósito de compreender o poder nas relações de casais heterossexuais a partir da perspectiva do homem. A análise secundária propõe examinar dados de pesquisa obtidos e analisados num estudo prévio para responder questões diferentes das do estudo original. Do estudo original participaram dez homens do oeste de Santa Catarina. Para o presente estudo, foram usados os dados de identificação dos participantes, bem como dados gerados nas discussões do grupo e das entrevistas realizadas no estudo original. A análise dos dados consistiu em leitura de todas as informações; extração dos relatos comuns; agrupamento dos códigos de acordo com sua natureza e formação de categorias. Os resultados mostraram atitudes dos homens em relação às seguintes categorias: preservativo somente para evitar gravidez; preservativo com a esposa denuncia traição; o preservativo deve ser usado "fora de casa"; nunca usei preservativo; sexo seguro. Na prevenção de DST/aids, emaranham-se aspectos vinculados às crenças, aos mitos, aos estereótipos em saúde e às características dos relacionamentos homem-mulher.

Keywords : Uso do preservativo; Relações sexuais; Homens; Prevenção; DST/aids.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese