SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6From condom use to prevention of STD/AIDSEvaluating the existence of oral infection control in patients admitted in state hospitals in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LAPERRIERE, Hélène. Avaliação de educação das DST/HIV/aids pelos pares e perigo: suma perspectiva local. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp.1817-1824. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600016.

Uma avaliação dos projetos de educação por pares com trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens e adolescentes marginalizados foi implantada numa região do interior do Brasil. Os diversos limites postos à previsibilidade tornaram difícil conduzir a investigação. Indo além das pesquisas epidemiológicas e questionários evolutivos sobre os comportamentos sexuais, esta auto-avaliação enfatiza o desenvolvimento de conhecimento pragmático sobre prevenção em um contexto sociopolítico desafiante. Durante cinco meses, uma pesquisa-ação explorou observação participante, entrevistas individuais e coletivas junto com usuários, pares educadores, coordenadores, administradores, políticos e profissionais da saúde. A compreensão coletiva da educação por pares em áreas de prostituição sublinha a realidade de repercussões sociais imprevistas e a confluência/divergência das perspectivas de diversos atores locais. A pesquisa identifica dimensões coletivas significativas como a historia coletiva e as condições de trabalho perigosas. As enfermeiras enfrentam complexas lutas e negociações com múltiplos atores no âmbito da sua prática. Este estudo ressalta o papel importante delas na conceitualização de avaliação participativa. O estudo também destaca as ameaças para a segurança física e social que as enfermeiras compartilham com os pares educadores.

Keywords : Educação por pares; avaliação participativa; DST/HIV/AIDS; Política; Enfermagem em saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )