SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6From "acute AIDS" to "chronic AIDS": body perception and surgical interventions in people living with HIV and AIDSAnalyzing the risk problem in couples with serodiscordance author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MACHADO, Fernanda Campos; SOUZA, Ivete Pomarico Ribeiro de; TURA, Luiz Fernando Rangel  and  CASTRO, Glória Fernanda. Adesão a um programa de atenção à saúde bucal para crianças e adolescentes infectados pelo HIV e atitude dos responsáveis. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp.1851-1857. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600020.

O estudo avaliou a adesão a um Programa de Atenção à Saúde Bucal (PASB) por crianças e adolescentes infectados pelo HIV, bem como a atitude de seus responsáveis quanto a cuidados em relação à saúde bucal. Foram entrevistados 58 responsáveis que acompanhavam crianças e adolescentes HIV+ nas consultas médicas de rotina no ambulatório de aids, os quais foram indagados sobre os dados pessoais, adesão ao PASB ou a outros serviços odontológicos e atitudes quanto aos cuidados bucais. Aproximadamente 70% dos responsáveis disseram que a criança participava do PASB; entretanto, 20% delas não retornavam às consultas de prevenção quando solicitadas, e este retorno era menor quando os responsáveis não eram os próprios pais (p=0,036). A adesão desta população ao tratamento odontológico fora do PASB foi pequena, visto que 48% dos responsáveis relataram que a criança não concluiu o tratamento quando este não foi realizado no PASB. A atitude dos responsáveis em relação aos cuidados bucais das crianças HIV+ também não foi considerada satisfatória. Desta forma, ressalta-se a importância da inserção do odontopediatra em equipes multidisciplinares que atendem crianças e adolescentes HIV+, bem como da divulgação deste serviço para os familiares e para todas as equipes médicas envolvidas com estes pacientes.

Keywords : HIV; Saúde bucal; Participação do paciente; Atitude frente à saúde; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )