SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Analyzing the risk problem in couples with serodiscordanceThe knowledge of the population of Viçosa, MG, about the ways of AIDS transmission author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA-COUTO, Maria Helena  and  NASCIMENTO, Álvaro César. Assimetria nas relações internacionais, propriedade industrial e medicamentos anti-aids. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1869-1877. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600022.

Este artigo analisa a assimetria nas relações internacionais entre países no que diz respeito ao reconhecimento da propriedade industrial no setor específico da indústria farmacêutica. O foco é o impacto destas relações no acesso a medicamentos anti-retrovirais (ARV), questão de interesse mundial em face da sua relação com o desenvolvimento das nações. A disputa de interesses no campo e o posicionamento de alguns países frente às leis patentárias, ao longo do tempo, apontam um cenário pouco favorável para acesso aos medicamentos anti-aids pelos países que não pertencem ao núcleo do sistema mundial. O sucesso do programa brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids nas negociações dos preços dos ARV, ao contrário, aponta para novas possibilidades de enfrentamento desta realidade. A saída parece ser o fortalecimento interno dos Estados Nacionais e um papel ativo das Agências do Sistema das Nações Unidas na defesa dos interesses humanos coletivos.

Keywords : Aids; Assimetria; Desenvolvimento; Medicamentos; Propriedade industrial; Relações internacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese