SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Asymmetry in international relations, industrial property rights and anti-HIV medicationHistorical aspects, maternity and HIV infection in women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Marcela Miranda et al. Conhecimento da população de Viçosa, MG, sobre as formas de transmissão da aids. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1879-1888. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600023.

A aids é um dos mais graves problemas de saúde pública atuais e uma importante forma de prevenção reside no conhecimento, por parte da população, das formas de transmissão da doença. Com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento da população da cidade de Viçosa em relação às formas de transmissão da aids, foram aplicados 376 questionários, com onze perguntas de múltipla escolha sobre as formas de transmissão da aids, bem como sexo, idade e escolaridade dos entrevistados. Os dados mostraram que as formas de transmissão enfatizadas pelas campanhas de saúde estão bem assimiladas, enquanto situações do cotidiano que não oferecem risco apresentaram elevado número de respostas incorretas. As diferenças encontradas entre os sexos não foram significativas. Quando os dados foram estratificados por idade e escolaridade, foram encontradas diferenças significativas para algumas perguntas em que as pessoas com mais de 55 anos e de menor escolaridade apresentaram maior número de respostas incorretas. Pode-se concluir que a população viçosense conhece as principais formas de transmissão da aids, mas uma parte desconhece a ausência de risco de algumas atividades cotidianas. Esses dados podem ser usados para a elaboração de campanhas de esclarecimento visando à redução do preconceito.

Keywords : Aids; Transmissão; Conhecimento; Escolaridade; Idade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese