SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6The knowledge of the population of Viçosa, MG, about the ways of AIDS transmissionHIV-testing for pregnant women in a Family Health Unit in Fortaleza, Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARVALHO, Fernanda Torres de  and  PICCININI, Cesar Augusto. Aspectos históricos do feminino e do maternal e a infecção pelo HIV em mulheres. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1889-1898. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600024.

O presente artigo teve por objetivo examinar aspectos históricos ligados ao feminino e ao maternal, buscando ampliar a compreensão sobre a maternidade no contexto da infecção pelo HIV/aids. Apresenta-se uma revisão do papel da mulher ao longo da história, demonstrando a dissociação histórica do feminino dividido entre a mãe, digna de respeito e consideração, e a prostituta, marginalizada e desrespeitada. Nesse contexto, discutem-se as doenças sexualmente transmissíveis e as reações sociais diante destas infecções em mulheres e, em especial, a questão da maternidade no contexto de HIV/aids. Destaca-se a presença de crenças sociais historicamente construídas a respeito dos comportamentos femininos como fatores que dificultam a efetiva prevenção de DST/HIV/aids em mulheres, o que indica a necessidade de reflexão quanto às estratégias de prevenção e assistência.

Keywords : Feminino; Maternal; Aspectos históricos; Doenças sexualmente transmissíveis; HIV/aids.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese