SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Historical aspects, maternity and HIV infection in womenA systematic review and meta-analysis of interventions used to reduce exposure to house dust and their effect on the development and severity of asthma author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Maria Alix Leite; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha  and  SILVA, Raimunda Magalhães da. Implementação do diagnóstico da infecção pelo HIV para gestantes em Unidade Básica de Saúde da Família em Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp.1899-1906. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600025.

A garantia do diagnóstico da infecção pelo HIV em gestantes representa a primeira etapa de prevenção da transmissão vertical. Falhas na cobertura desse diagnóstico impossibilitam a adoção precoce das medidas profiláticas. Esse estudo objetivou analisar a implementação da detecção da infecção pelo HIV em gestantes em uma Unidade Básica de Saúde da Família em Fortaleza, Ceará. Utilizou referencial teórico-metodológico da grounded theory, que propõe a construção de modelo teórico a partir dos dados da realidade social. Realizou-se observação participante e entrevistas abertas com médicos, enfermeiros, gestantes e grupos focais com gestantes e agentes de saúde. As gestantes enfrentam barreiras de acesso à consulta pré-natal e ao teste anti-HIV. Evidenciaram-se dificuldades na marcação da consulta, na captação precoce da gestante e demora para atendimento. Quanto ao teste anti-HIV, detectou-se que a unidade básica não realiza a coleta do material biológico, poucos laboratórios o realizam e há distância geográfica entre os laboratórios e a residência da gestante. Concluiu-se que, mesmo em Unidades de Saúde da Família, o acesso à consulta pré-natal é difícil e a prevenção da transmissão vertical do HIV depende de mudanças políticas, institucionais e estruturais.

Keywords : Acessibilidade; Infecção pelo HIV; Atenção primária à saúde; Saúde da Família; Gestantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )