SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Historical aspects, maternity and HIV infection in womenA systematic review and meta-analysis of interventions used to reduce exposure to house dust and their effect on the development and severity of asthma author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Maria Alix Leite; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha  and  SILVA, Raimunda Magalhães da. Implementação do diagnóstico da infecção pelo HIV para gestantes em Unidade Básica de Saúde da Família em Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1899-1906. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600025.

A garantia do diagnóstico da infecção pelo HIV em gestantes representa a primeira etapa de prevenção da transmissão vertical. Falhas na cobertura desse diagnóstico impossibilitam a adoção precoce das medidas profiláticas. Esse estudo objetivou analisar a implementação da detecção da infecção pelo HIV em gestantes em uma Unidade Básica de Saúde da Família em Fortaleza, Ceará. Utilizou referencial teórico-metodológico da grounded theory, que propõe a construção de modelo teórico a partir dos dados da realidade social. Realizou-se observação participante e entrevistas abertas com médicos, enfermeiros, gestantes e grupos focais com gestantes e agentes de saúde. As gestantes enfrentam barreiras de acesso à consulta pré-natal e ao teste anti-HIV. Evidenciaram-se dificuldades na marcação da consulta, na captação precoce da gestante e demora para atendimento. Quanto ao teste anti-HIV, detectou-se que a unidade básica não realiza a coleta do material biológico, poucos laboratórios o realizam e há distância geográfica entre os laboratórios e a residência da gestante. Concluiu-se que, mesmo em Unidades de Saúde da Família, o acesso à consulta pré-natal é difícil e a prevenção da transmissão vertical do HIV depende de mudanças políticas, institucionais e estruturais.

Keywords : Acessibilidade; Infecção pelo HIV; Atenção primária à saúde; Saúde da Família; Gestantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese