SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Anemia as a public health problem: the current situationEpidemiologic surveillance in the plan for intensification of malaria control actions in the state of Mato Grosso: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS, Silvone Santa Bárbara da Silva  and  MELO, Cristina Maria Meira de. Avaliação da descentralização da vigilância epidemiológica para a Equipe de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1923-1932. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600028.

Este estudo avalia a implantação da descentralização das ações de vigilância epidemiológica para a equipe do Programa de Saúde da Família em um município da Bahia. Trata-se de uma pesquisa avaliativa através de um estudo de caso, com uso de técnicas adaptadas de análise temática e avaliativa, e adoção do modelo político da análise de implantação. Os dados primários foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com os gestores da Secretaria Municipal da Saúde e trabalhadores do Programa de Saúde da Família e os dados secundários, através da análise de documentos. A pesquisa demonstrou que a vigilância epidemiológica é compreendida como uma prática voltada para o poder de polícia médica; como uma vigilância voltada para o controle das doenças transmissíveis e como vigilância de riscos e danos. Quanto à capacidade de intervenção, confirma-se um desempenho positivo da equipe no Programa de Saúde da Família, ainda que relacionada à detecção da doença e adoção de medidas de controle. Conclui-se que é possível descentralizar a vigilância epidemiológica para a equipe do Programa de Saúde da Família, muito embora esta ainda não tenha ocorrido efetivamente, se caracterizando muito mais como uma desconcentração de atividades, por razões políticas.

Keywords : Descentralização; Vigilância epidemiológica; Equipe de Saúde da Família; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese