SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Epidemiologic surveillance in the plan for intensification of malaria control actions in the state of Mato Grosso: a case studyWaste over history: perceptions about residues author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ZAMONER, Maristela. Modelo para avaliação de planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) para Secretarias Municipais da Saúde e/ou do Meio Ambiente. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1945-1952. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600030.

O gerenciamento inadequado de resíduos de serviços de saúde produzidos diariamente, aliado ao aumento significativo de sua produção, vem agravando os riscos à saúde e à população. Cada responsável por estabelecimento gerador destes resíduos deve implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS. Cabe às Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente municipais a principal responsabilidade por orientar e monitorar a construção e a sustentação dos PGRSS. A proposta deste trabalho é a apresentação de um modelo que pode ser utilizado por Secretarias da Saúde e/ou do Meio Ambiente municipais para análise de PGRSS dos estabelecimentos de saúde dos municípios. A análise (incluindo gráficos com os percentuais de questões enquadradas em cada critério pré-estabelecido) é devolvida para que cada estabelecimento de saúde municipal possa proceder a ajustes. Esta análise favorece um retorno para os estabelecimentos de saúde municipais com orientações precisas para melhora da qualidade do plano. Permite ainda que a Secretaria da Saúde ou do Meio Ambiente obtenha parâmetros para o direcionamento das ações de capacitação para a elaboração do plano. O modelo permite um retorno rápido, facilita a avaliação dos PGRSS, é de fácil aplicação e auxilia seu constante aprimoramento.

Keywords : PGRSS; Secretaria de Saúde; Secretaria do Meio Ambiente; Análise; Modelo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese