SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Waste over history: perceptions about residuesThe touched masculinity: a discussion about the digital rectal exam for prostate cancer prevention author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

REIS, Rossana dos  and  GARCIA, Maria Lúcia Teixeira. A trajetória de um serviço público em álcool e outras drogas no município de Vitória: o caso do CPTT. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1965-1974. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600032.

O objetivo desse estudo é analisar o Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT) e refletir o processo municipal de implementação da política de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. Foi realizada pesquisa documental tendo como fontes os relatórios semestrais/anuais e/ou de gestão do CPTT e artigos publicados sobre o serviço. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, recorrendo a categorias a priori e a posteriori. O CPTT, serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Vitória, foi criado em 1992 na perspectiva de um serviço psicossocial. O processo de trabalho abrange o atendimento individual; atividades grupais na Atenção Diária e grupos de acolhimento e acompanhamento. O quadro hoje no CPTT se caracteriza por precarização do vínculo de trabalho da maioria dos profissionais com o CPTT. Os dados apontam que a implementação do CPTT no município de Vitória expressa, contraditoriamente, avanços na política municipal de atenção aos usuários de álcool e outras drogas e o desafio da não implementação de uma política de recursos humanos que efetive os avanços propostos pela política.

Keywords : Saúde mental; Política de atenção ao uso de drogas; CAPS ad.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese