SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl. author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ROZENFELD, Suely. Farmacêutico: profissional de saúde e cidadão. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 561-568. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700002.

O texto foi apresentado no V Congresso de Assistência Farmacêutica/Riopharma, com o objetivo de abordar aspectos importantes para a reflexão da condição do farmacêutico como profissional e como cidadão capaz de atuar em sociedade. Para tanto, o caminho selecionado foi a rememoração de alguns fundamentos que estruturam a reforma sanitária no Brasil; a pressão dos fabricantes sobre os profissionais de saúde e as agências reguladoras; a desigualdade na distribuição dos medicamentos entre os diferentes estratos sociais. Entre as propostas de mudança apontadas estão: a ampliação do papel do farmacêutico na atenção farmacoterapêutica; a proibição da propaganda de medicamentos; a avaliação global e independente da agência de regulação nacional; e a inclusão nas bases de dados nacionais de informações sobre medicamentos consumidos durante as hospitalizações.

Keywords : Assistência farmacêutica; Regulamentação governamental; Política Nacional de Assistência Farmacêutica; Farmacêuticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese