SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Rational drug use: an economic approach to decision makingPharmacist care in the Brazilian Primary Health Care System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

REIS, Adriano Max Moreira  and  PERINI, Edson. Desabastecimento de medicamentos: determinantes, conseqüências e gerenciamento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 603-610. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700009.

O artigo analisa o desabastecimento de medicamentos como um problema que transcende o aspecto logístico da área de saúde, discutindo suas implicações para a qualidade, segurança e custo da assistência. A cadeia de abastecimento farmacêutico e os fatores que interferem na capilaridade da distribuição e na disponibilidade do medicamento são discutidos. Ressalta a contribuição da comissão de farmácia e terapêutica para a prevenção e gerenciamento do desabastecimento de medicamentos nos estabelecimentos de saúde. Sugestões de medidas para gestão do desabastecimento de medicamentos são apresentadas. Enfatiza-se a necessidade do medicamento ser considerado pelos componentes da cadeia logística um produto de saúde, com tratamento diferenciado dos bens de consumo comuns.

Keywords : Logística; Mercado farmacêutico; Cadeia de abastecimento; Desabastecimento de medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese